Palavras da Infância

100palavras03Nada no mundo é mais engraçado do que uma criança começando a falar. Cada criança é mais criativa que a outra no momento de inventar uma nova palavra. Algumas são somente a troca de letras, ou silábas, como por exemplo a geleia de motocó. Em outros casos as silábas são trocadas por outras e outras toda uma nova palavra é inventada.

Algumas vezes falamos uma palavra e a criança olha pra você com uma cara de interrogação e “repete” o que você falou, e solta algo do tipo água mixinitária, mocrofone ou gabageiro. E quando a criança pede algo simplesmente identificável como mananá, balu-balu ou tabito, o que fazer? Algumas vezes os pais estão por perto e prontamente vem nos socorrer, outras vezes só nos resta rir e torcer para que o pequeno não comece a chorar por causa do tofoni.

E o que poderia ser esbulachando? Seria algum sinônimo para estapear ou tropeçar? Quem sabe?  E quando uma criança pede rosbife e você tem certeza que ela nunca comeu rosbife na vida, o que será que de fato ela quer comer. Não sabemos, é um exercício constante de adivinhação. Cada dia uma nova palavra, um novo mistério, uma nova risada, uma nova alegria.

A única tristeza é quando essa fase passa e as palavras são o que são. O inesperado acaba, mas as alegrias continuam.

Anúncios

~ por carlanascimento em fevereiro 2, 2009.

Uma resposta to “Palavras da Infância”

  1. Olá, obrigado por utilizar uma imagem minha no teu blog. Também faz parte de uma capa de livro. http://www.editorial100.pt/100palavras

    O meu filho pedia sempre fita de cola quando tinhs sede, e não coca cola, mas eu lhe dava água. Era interessante fazer um listado de como as crianças utilizam a palavras.

    at.
    Diego M. Lora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: