Felpudo

charadaEu tenho um amigo paulista que possui um sotaque super carregado. Ele só chama biscoito de bolacha, usa o “i” no lugar do “r”, enfim um sotaque carregadíssimo. Já tentei dar aulas de carioquês pra ele, mas fora em vão. Ele sempre resiste. Varias vezes pedi que ele falasse “bixcoito” e ele insiste no “s” e fala “biscoito”. Mas teve um dia que ele exagerou nas gírias paulistas e disse que o almoço estava “felpudo”. Não entendi nada, olhei com cara de interrogação. O que seria felpudo? Será que ele tinha encontrado um pelo na comida?

Ele tentou explicar, disse que felpudo era o mesmo que chapado. Outra cara de interrogação, afinal o que felpudo tem a ver com chapado. Então ele decidiu usar um vocabulário “conhecido” e disse que felpudo e chapado eram “da hora”. Mais interrogação estampada na cara. Dessa vez ele desistiu e falou português, explicou que todas essas palavras serviam para definir algo muito legal. Ahhhh, agora eu entendi.

Depois desse dia eu descobri a minha missão, eu deveria ensiná-lo a falar de um modo que não tentassem matá-lo aqui no Rio. Chapado, aqui no Rio é usado para definir os muito bêbados. Felpudo é para toalhas ou para coisinhas fofas como a dessa imagem.

felpudo

Anúncios

~ por carlanascimento em fevereiro 5, 2009.

Uma resposta to “Felpudo”

  1. Encontrei teu bnlog por acaso, navegando no portal dos blogs. Gostei, vou voltar mais vezes com mais tempo. Sim, apesar de ser domingo, estou na corrida… Este tema da linguagem é muito interessante. O Brasil é enorme e o idioma e gírias locais fazem parecer, às vezes, que estamos noutro mundo… é engraçado! Um abraço e ate a próxima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: